Realidade da Paróquia, lugar de encontro e realização
Benedito Camargo


Em nosso cotidiano, nesse agitado mar de atividades que nos envolve e sufoca, nem sempre conseguimos vislumbrar momentos e lugares, que nos são necessários para nos realizarmos enquanto pessoa localizada e em relação com o outro. Seria possível existir tais valores, instrumentos e espaços? Como detectá-los e nos valer deles para nosso proveito e de toda uma comunidade em que vivemos?

Podemos afirmar que não só existem, como nos são tão próximos, abrangentes, de tal forma que nem os notamos. A Paróquia, por exemplo, é um desses lugares que pontuam a cidade, tanto em sentido de localização, quanto de convívio existencial. Ela é por vocação instrumento na relação do humano com o divino, é ponto de encontro, espaço de crescimento e lugar de aconchego e esperança. Vejamos, portanto, a importância dessa instituição no seio da sociedade.

Partindo da idéia que o homem não vive só, toda forma de agremiação trará conseqüências em sua formação integral, por isso podemos afirmar que a paróquia lhe será de grande valia nesse mister, levando-o a um crescimento muito mais significativo que em qualquer outra associação. A paróquia sendo a primeira célula de encontro de pessoas dentro da Igreja, por si só já está em vantagem, por ter em seu seio pessoas das mais variadas camadas da sociedade, como num tecido os fios se entrecruzam, assim também a cultura, educação, profissões, costumes, desenvolvimento pessoal, familiar, e outras tantas formas de pertença aos mais variados núcleos de encontro só a enriquecem. A Igreja, portanto, marca sua presença na geografia da cidade, através das paróquias, nas mais variadas formas de relação.

Tem a paróquia a função de acolher a todos, indistintamente, principalmente nesse instante de diálogo com todas as formas de cultos e manifestações religiosas. Realiza no mundo a função de "Tenda de Deus", é espaço de encontro com o grande Outro. É também ponto referencial a todos os que estão de alguma forma necessitados, seja material ou espiritualmente. É o lugar próprio da Caridade.

Sendo Igreja, a paróquia, não só será lugar para a administração dos sacramentos, será principalmente, espaço privilegiado para a formação de pessoas que a buscam, dando-lhes todo suporte, com instruções e orientações, possibilitando seu crescimento em todas as esferas da situação humana, para que se tornem semelhantes ao modelo mais elevado que o mundo já viu; Jesus Cristo.

É na paróquia que a missão se inicia. Deus ao criar sua Obra delegou ao homem cuidar e dar continuidade à sua criação. Essa missão é irradiada a partir da Palavra de Deus, e a paróquia tem que assumir tal função de anunciar ao mundo Jesus Cristo, o caminho pelo qual todo homem chegará a realizar a vontade plena do Pai. Ser feliz é realizar a vontade do Pai. Estar pleno, convicto, realizando a própria vocação, no estado próprio de cada um. Essa é a vontade de Deus, só assim o homem será feliz, só assim cumprirá os deveres de cidadão do Reino, e a paróquia, é o ponto de partida da missão, o centro irradiador do anúncio da pessoa de Jesus Cristo e de seu Reino. A Palavra de Deus, a Bíblia, é a fonte inesgotável onde se busca e acha todas as respostas para as mais variadas indagações humanas. Os documentos da Igreja são outros tantos canais por onde se chega a verdade, e pela verdade o homem chega à sua plena realização.

Será realmente a paróquia importante? Terá uma vocação a cumprir? Precisa de minha colaboração? Essas e outras perguntas devem ser analisadas e respondidas, e em caso positivo precisamos somar esforços para melhorar todos os serviços solicitados à paróquia, e teremos a certeza de que não mais o nosso dia-a dia será o mesmo, já que nosso envolvimento nos trará uma grande paz e a segurança de que vale a pena ser parte dessa pequena porção do povo de Deus, que caminha rumo ao reino definitivo, onde o Senhor será tudo em todos.

Benedito Camargo é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, Diácono Permanente na Arquidiocese de São Paulo.

[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]

Copyright © 2005 www.portaldoo.com.br -051104 - 039- A serviço da comunidade.