Chegou o Metrô Freguesia. Realidade?
Benedito Camargo

Rapidix

Sr. Renato Amaral, Prof. João Mota, o vereador Natalini, promotor do encontro e o Engo. Epaminondas Duarte Junior

Tribuna Livre

O engenheiro Epaminondas fala sobre o andamento do projeto

Rapidix

Engo. Epaminondas, engo Jayme Domingos Filho, Sr. José Ferreira de Magalhães, diácono Benedito Camargo e o Dr. Alcídio Boano

Metrô

O Trem em Palm-Jumeirah, Dubai

Metrô

Vias em Palm-Jumeirah, Dubai

Metrô

As linhas 6-Laranja e 16-Prata

Em 5 de agosto de 2009, na Câmara Municipal de São Paulo, no gabinete do Vereador Gilberto Natalini, estiveram reunidos “Comunidade” e “Secretaria dos Transportes Metropolitanos”, num encontro realizado para exposição do andamento do projeto de expansão do Metrô que contempla as linhas 6 e 16.

Assessorado pelo Sr. Renato Amaral, o engenheiro Epaminondas Duarte Junior da Secretaria de Transportes, muito gentil e claro na explanação, relatou como anda os trabalhos do projeto, com notícia animadora. Com certeza, afirmou o engenheiro, “as obras terão início em 2010”, conforme prometeu o governador José Serra, “obedecendo ao pedido do padre Noé”. A entrega do primeiro trecho “Brasilândia-Agua Branca”, linha 6, se dará em 2013, e “Cachoeirinha-Lapa”, linha 16, até o final de 2014. A linha 6, laranja, “Brasilândia-São Joaquim” será toda subterrânea e a linha 16, prata, “Cachoeirinha-Lapa”, totalmente elevada. O trecho prioritário, conforme afirmou o Sr. Epaminondas, será iniciado com o terminal, na antiga pedreira Vega, na Brasilândia, onde há espaço suficiente para a construção do pátio de manutenção e manobra.

A novidade apresentada pela Secretaria é que não mais haverá a bifurcação da linha em “Y”. No primeiro estudo a linha imaginada, teria uma bifurcação na Freguesia do Ó rumo à Cachoeirinha. No novo projeto haverá a “integração" da linha 6 com a nova linha 16, que será autônoma e cruzará em “X” na direção da Lapa. Nesta nova linha andará moderníssimo “Monotrem” que roda com pneus em vez de trilhos, nos moldes dos já em funcionamento em muitos países. Terá largura mínima e linhas separadas, mais arejada, leve, não agredindo o cenário e o visual do ambiente. Na exposição foram projetadas as imagens de como será a linha 16 com fotos e gráficos que agradou a todos.

Rapidix


Ao final o vereador Natalini agradeceu a disposição dos técnicos e elogiou a competência do “Metrô" na pessoa do engenheiro Epaminondas, por trazer esclarecimentos à população ali representada pelo “Pró-Metrô” na pessoa do professor João Mota.

Presentes ao ato, o engenheiro Jayme Domingos Filho, Vice-Presidente da AEAMESP - Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô; o Sr. José Ferreira de Magalhães da Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes; o diácono Benedito Camargo da Região Episcopal Brasilândia; o Dr. Alcídio Boano, presidente do Conselho Coordenador de Sociedades Amigos, Associações de Moradores e Fórum de Debates da Região Noroeste de São Paulo; o Dr. Carlos Guaita Garnica, secretário da Associação dos Advogados da Freguesia do Ó; o Sr. Ailton Barros, Assessor parlamentar do Vereador Cláudio Fonseca; O Sr. José Roberto da Purificação, Líder comunitário; os Jornais “Entre nos Trilhos – Metrô Freguesia já”; “Rapidix”; “Tribuna Livre”; “Progresso das Regiões” e os Portais “ZNnaLinha” e “Portal do Ó”.

Vale lembrar mais uma luta dessa Comunidade. Já tivemos outras tantas, como o “Fórum Pró-Idoso" da querida irmã Maria Luiza Nogueira – que antecedeu ao “Fórum Pró-Metrô”. – e resultou na criação do Estatuto do Idoso, do saudoso Mário Covas, que comprou nossa “briga” levando-a ao Senado e lá conseguiu sua aprovação, sendo hoje realidade nacional.

Finalmente, mais um sonho, urgente, necessário e inadiável parece caminhar para consolidação, terminando com o caos do transporte e locomoção de veículos em nossa região. Cabe a nós ficarmos atentos, que tudo aconteça no prazo para que realmente isso seja realidade.
Veja a apresentação [ 5,95MB ]

Benedito Camargo é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, Diácono Permanente na Arquidiocese de São Paulo.
[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]
Copyright © 2013 www.portaldoo.com.br -20090805- Servindo a Comunidade