Hospital da Vila Penteado inicia trabalho com voluntários

Reprodução da matéria publicada no Jornal "TRIBUNA NEWS" Nº 06, Ano 1, pág. 3 - Primeira quinzena do mês de julho de 1993 - Editor: Inemar R. da Costa

O Hospital de Vila Penteado abriu suas portas dia 22 de junho último para receber um grande número de pessoas que lá foram para assistir a uma missa celebrada pelo Bispo Dom Angélico e diversos padres da região.
O motivo da celebração da missa foi a criação, pelo hospital de Vila Penteado, de um corpo de voluntários que irá prestar serviço naquele nosocômio.
Esses voluntários irão prestar serviços de assistência espiritual e social junto aos doentes lá internados.
O Dr. Claudio Molina Martins, diretor do Hospital, disse que esse tipo de trabalho já vem sendo realizado com êxito em diversos paises.
"O conforto moral, a palavra de carinho, o gesto amigo ajudam e muito na recuperação do doente; muitas vezes o que falta para o doente é a vontade de viver. Só o carinho e a presença de uma pessoa amiga podem devolver ao doente essa vontade de viver e isso ajuda na sua recuperação", concluiu. Dom Angélico aproveitou a presença da reportagem e criticou o governo das três esferas (municipal, estadual e federal), dizendo que "os homens do governo, todos eles, sem qualquer exceção, deviam sentir vergonha do estado de calamidade em que se encontra a saúde pública no Brasil. Deviam sentir vergonha de verem iniciativas como essa onde o povo, voluntáriamente, faz o que a incompetência governamental não consegue fazer".
Durante a missa, novamente criticou o governo afirmando que "esse bando de corruptos tirou do povo o direito de tratamento de saúde em condições dignas".




Voluntariado

Segundo ainda o Dr. Claudio o corpo de voluntários é composto por pessoas, geralmente senhoras, que disponham de tempo para executar trabalho de apoio aos doentes. Esses voluntários não irão realizar trabalhos de enfermeiras ou de atendente, ou qualquer outra atividade privativa de funcionários contratados ou concursados e, para cujo exercício, seja exigida especialização.
Nem. tampouco, serão aceitos médicos como voluntários.
Esses voluntários prestarão apenas apoio moral e espiritual aos doentes, tais como leitura de livros, palestras, contatos com familiares, etc.
Esse trabalho é aberto a todas as pessoas, independente de credo religioso ou ideologia política.


Leia o que já foi publicado sobre o tema
  • HOSPITAL GERAL DR. JOSÉ PANGELLA de Vila Penteado
  • [ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]
    Copyright © 2011 www.portaldoo.com.br -111230- A serviço da comunidade.