A festa da Cruz do largo da Matriz na Freguesia do Ó
Benedito Camargo


Foto feita provavelmente nos anos "trinta" do último século do segundo milênio. Luiz Ribeiro Filho, ainda jovem, sentado sobre a base do Cruzeiro situado na praça da matriz, próximo à rua Coronel Tristão. Seu "Lilico" com era conhecido morou sempre na Freguesia do Ó.



Prefeito Gilberto Kassab na Freguesia do Ó - 29/05/2011
O prefeito participa da missa na Matriz e da cerimônia da Benção da Cruz no Largo. Visita o padre Noé Rodrigues e a Feira das Nações.

Governador Geraldo Alckmin visita Freguesia do Ó - 28/05/2011
Encontro do governador com o Pároco, padre Jaime Izidoro, com padre Noé Rodrigues e visita à Feira das Nações e a Casa de Cultura Salvador Ligabue

O Brasil nasceu sob o signo da Cruz. Os portugueses que aqui chegaram tinham por missão, além da colonização, fincar neste solo a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em todo o território os habitantes tinham veneração pela Cruz do Senhor, que em sua própria configuração visual dá novo sentido de ligação entre Deus e a humanidade. Uma haste na horizontal lembra-nos a caminhada do povo de Deus na história, e a haste vertical a ligação da terra ao céu.

As Origens
A Freguesia do Ó tem fortes razões para sentir mais de perto tal ligação entre o humano e o divino frente à Cruz. Tudo começa na pessoa de dona Águeda Rodrigues, a esposa de Manuel Preto, primeira família habitante dessas paragens, que constrói ao pé do morro uma pequena capelinha, onde devotam zelo à mãe de Jesus, sob a denominação de Senhora da Esperança.

Cresceu o povoado e a antiga capelinha é substituída por uma igreja maior no antigo largo. A história testemunha a pujança desse abençoado pedaço de terra na antiga Vila de São Paulo, quando por decreto, no dia 15 de setembro de 1796, a rainha de Portugal dona Maria - a santa, divide em três partes, aquela porção do povo de Deus de Piratininga. No período colonial a igreja era sustentada pela coroa portuguesa sob o regime do Padroado. Ficam então constituídos novos núcleos dos “filhos da Igreja” que no latim “Filli Eclesiae” aportuguesado torna-se “Freguesia” . Freguesia da Sé, Freguesia da Penha e Freguesia de Nossa Senhora do Ó.

O sentido da Cruz
A relação do homem com Deus, no Antigo Testamento, acontece pela intermediação de líderes escolhidos - os profetas, que conduzem esse povo na fidelidade ao mandato de Deus. A partir do Novo Testamento, o próprio Deus toma um corpo humano, pelo “Sim” de Maria ao Anjo Gabriel. Grande importância tem essa mulher que possibilitou um corpo ao filho de Deus. Foi através da Senhora grávida, Maria da Esperança, hoje chamada Senhora do Ó, pelas invocações das Antífonas aqui cantadas, na proximidade do Natal, que veio o próprio Deus, através de seu filho Jesus, conduzir seu povo na terra.

O canto dos anjos no natal “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”, mostra a distancia que existia num Deus tão longe que se aproxima aos poucos. Uma menor distância entre esse Deus distante, “nas alturas”, se faz através da humanidade de Jesus, que tenta mudar a cabeça dos grandes de seu tempo, mas acaba na Cruz. Aos pés dessa Cruz, Maria representa o antigo povo de Israel, e o discípulo amado, o novo povo de Deus. Jesus antes de morrer diz à mãe, fazendo referencia a João: “Eis aí teu filho”. Voltando-se para João, diz: “Eis a tua mãe”. Pela Cruz acontece a aproximação do Criador à Criatura, nesse Jesus que carrega em si as duas naturezas; a humana e a divina.

Os amigos da Cruz
Incontável é o número de pessoas que passaram pelo bairro, muitas famílias aqui residiram e manifestaram sua fé e devoção a Santa Cruz. Foram os padres “Redentoristas” que na primeira metade do século passado, trouxeram as “Santas Missões” e fincaram em nossa praça, de terra batida, uma grande Cruz. O tempo e a intempérie foram deteriorando a madeira a ponto de não mais poder conservá-la.

Ao raiar desse milênio um grupo de pessoas resolveu construir uma nova Cruz. Construíram e fincaram neste solo abençoado, em maio de 2001, e a cada ano se reúnem para celebrar a data e congratularem-se numa manifestação de união e paz com a comunidade. São os “Amigos da Cruz”, os zeladores desse símbolo tão importante para os habitantes da Freguesia do Ó. Neste ano de 2011 maior foi o brilhantismo ao ato. Ontem, 28 de maio, estiveram em visita a Matriz da paróquia, o Senhor Governador do estado, Geraldo Alckmin acompanhado de outras autoridades. Hoje, domingo, o Sr. Gilberto Kassab, ilustre Prefeito dessa cidade, participou da missa na paróquia e também da cerimônia da benção da Cruz, no largo da matriz.

Oxalá a proximidade com essas autoridades não seja como o canto dos anjos, “nas alturas”, mas que tenham mais atenção e presença neste solo, como nos demonstra o amor de Deus através de Jesus pela Santa Cruz.

[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]
Copyright © 2011 www.portaldoo.com.br -110529- A serviço da comunidade.