Vocação festeira no cotidiano da Freguesia do Ó

por
Benedito Camargo


Na imagem ao lado vê-se ao fundo duas casas; a da esquerda era a antiga sede do C.A.Paulista na Rua João Alves, 10, onde aconteciam os Saraus dançantes. A casa da direita (ainda existente) era residência da família do senhor Luiz Ribeiro, local onde aconteciam festas e encontros sob o comando de dona Joaninha, sua esposa. O convite, acima, dirigido ao senhor Luiz Ribeiro Filho, foi para um Sarau promovido pelo Clube Paulista e que aconteceu em 24 de outubro de 1942. Abaixo vemos alguns arranjos de dona Joaninha (Joana Ribeiro), num momento de descanso em seu lar.




Saraus e Festas

Vocação de ser festeira sempre foi a fama desse bairro que em tudo arrumava motivo para celebrar, fosse um motivo religioso ou profano, suas festas sempre foram muito concorridas.

Na tradicional Freguesia do Ó, aconteciam grandes eventos de cunho religioso, com enorme participação popular. Festa da Padroeira, Momentos natalinos, joaninos, e a esperada festa do Divino Espírito Santo, com registro oficial na Liturgia da Igreja datada de 17 de Dezembro de 1821, com missa solene cantada em Latim, seguida de Procissão com a imagem do Divino Espírito Santo.


[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]
Copyright © 2005 www.portaldoo.com.br -20050118- Servindo a comunidade.