BIBLIOGRAFIA - LIVROS
Fontes utilizadas ou indicadas para mais conhecimento

200 anos de Paróquia
Nossa Senhora do Ó - 1796-1996

Na comemoração do bicentenário da fundação da paróquia de Nossa Senhora do Ó, a idéia de se escrever este livro apenas confirmou a íntima relação entre História, Cidadania e Fé, e o homem da Freguesia do Ó.
Sob a sábia orientação e incentivo do Pe. Noé Rodrigues, esta obra se propõe a resgatar a trajetória de coragem, solidariedade e fé desta comunidade que, a despeito de todas as adversidades, foi capaz de construir um patrimônio inestimável: Cultura.

ZÍNGARI, N. R. e outros, São Paulo: Bassan, 1996, 88 páginas.


Catolicismo em São Paulo
450 anos de presença da Igreja Católica em São Paulo

O intuito desta obra é percorrer dos primórdios até a atualidade a história do catolicismo em São Paulo, oferecendo um texto que é fruto de pesquisa arquivística e de análise histórica.
A pesquisa está organizada em três partes: Presença do catolicismo na São Paulo colonial (1530-1822); Presença do catolicismo na São Paulo imperial (1822-1889); e Presença do catolicismo na São Paulo republicana (1889-2004).

SOUZA N. (org.), São Paulo: Paulinas, 2004, 704 páginas.


Maria Gravida (Bilingue)
N. Senhora do Ó / Virgem de la Dulce Espera /
N. Sra. del Bueno Parto

Uma obra de arte, meditação e oração, sobre Nossa Senhora do Ó, a virgem grávida. Com muitas imagens, de riqueza visual e profunda humanidade de Maria, em seus momentos de gravidez. Um texto na pág. 47 sobre a Freguesia do Ó foi extraído do Portal do Ó, e na pág. 167, a foto da imagem de Maria, de nossa igreja matriz, também foi cedida pelo Portal do Ó.

PONTES, P. J., São Paulo: Loyola, 2005, 216 páginas.


Nossa Senhora do Ó
História dos bairros de São Paulo

Um trabalho de grande valor histórico, que procura contemplar o leitor, induzindo-o a percorrer passo a passo os caminhos que levam ao Ó. Fala das características próprias da região, com as mudanças acontecidas em cada século, com isso, procura o autor, ordenar um grande painel da região, em várias épocas e sob diferentes ângulos, e propiciar a compreensão dos problemas característicos de sua evolução.

BARRO, Máximo, São Paulo: P.M.S.P.-Sec. Mun. de Cultura, 1977, 144 páginas.

[ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]

Copyright © 2005-2007 www.portaldoo.com.br -006- A serviço da comunidade.