“De Brasília para Brasilândia"
Benedito Camargo




É preciso realizar a inclusão social, reduzindo o preconceito e as diferenças sociais. Mas para isso precisamos do investimento do Governo pela melhoria da Educação na Rede Pública. ''Educação é Cidadania. Educação é Inclusão Social''.

Vimos acontecer no Brasil, nas ultimas décadas, a derrocada do aprendizado; técnico, científico, humano. Gritante é a frieza da maioria dos representantes do povo que deveriam atender prontamente aos anseios da população que busca um melhor ensino. Sentimos agora, mais que nunca, a falta que faz, pessoas preparadas para o salto que o país teria que dar agora. Os países em todo o mundo estão sofrendo na incerteza quanto ao futuro, e o Brasil desponta nesse cenário como candidato a ocupar um dos primeiros lugares no desenvolvimento que lhe é de direito, já que possuidor de grandes riquezas em seu solo, e uma população jovem de grande entusiasmo. Porém, lhe falta o preparo.

Precisaríamos ter feito o levantamento das necessidades educacionais e colocá-las em prática com vigor. Alíás, foi o que fez o "Seminário da Caridade", quando sob o comando do cardeal dom Cláudio Hummes, elegeu a Educação como prioridade, quer no aspecto quantitativo (Escola para todos), quer no qualitativo (Educação de Qualidade). Nos encontros no ano de 2006, discutíamos um levantamento das necessidades educacionais com aplicação urgente. As 12 frentes buscavam entender a realidade educacional, compreender as causas e propor ações e práticas educacionais transformadoras, do ser humano e da nossa cidade. Propunha o "Seminário da Caridade" que os 3 governos fizessem a pesquisa das reais necessidades educacionais e percebessem a realidade da exclusão na Educação e qual a realidade da imensa multidão de jovens sem-escola, sem trabalho nas periferias e áreas carentes da Cidade.

Neste mes tivemos a alegria de ter entre nós, enviado pela presidente Dilma Rousseff, o ministro da Educação Fernando Haddad, que anunciou a liberação de recursos para a implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia para nossa região. Isso, com certeza, é fruto desse trabalho organizado da Arquidiocese de São Paulo, e nós somos testemunha disso, já que tivemos a incumbência de representar nossa querida Região Episcopal Brasilândia nesses encontros.

No discurso ao ministro Haddad, a aluna Camila Marques, do "Cursinho Popular Preparando o Futuro", da Associação Socio Cultural Madre Tereza de Jesus, no Jardim Elisa Maria, pudemos perceber o que será para a zona noroeste a implantação desse polo Educacional. Com apenas 14 anos, essa aluna mostra o que será o Brasil com mais e melhores escolas. Mostra essa jovem que a oportunidade de poder estudar, e que todos deveriam ter tal oportunidade, abrirá caminhos para o futuro.

Falou Camila; "Como a maioria dos jovens, eu sonho em subir na vida, e para isso quero ter um bom estudo e uma boa formação. Tenho esperança e confiança que a educação hoje me ajudará no futuro a conseguir um emprego promissor e construir uma boa carreira, quem sabe até “Ministra da Educação? E depois até “Prefeita de São Paulo!”

Oxalá, encontremos rapidamente um local para a instalação dessa escola, que tenho certeza, realizará uma revolução, no progresso e transformação, tanto dos habitantes, quanto do entorno dessa fábrica de desenvolvimento.

Nossa resposta "de Brasília para Brasilândia", será enviar outras tantas Camilas; "da Brasilândia para Brasília.

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