Últimas do Metrô - 2009 - Acompanhe o processo


Freguesia do Ó.


João Ferreira da Mota.
Presidente do Fórum de Debates e Luta Pró Metrô Freguesia/Brasilândia, da Fundação Nossa Senhora do Ó e lider comunitário com grande atuação na Freguesia do Ó.


Envie sua mensagem jfmota2008@hotmail.com

2009, maio, dia 30
A FREGUESIA DO Ó E REGIÃO NOROESTE DE ROUPA NOVA.
Falta bem pouco para que os moradores da região Noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente da Freguesia do Ó, Brasilândia e Cachoeirinha possam comemorar o início da maior obra já realizada pelo governo do Estado e do Município paulistas, aqui nesse lado da cidade! Trata-se da linha de Metrô Freguesia/São Joaquim, também denominada

Linha das Universidades.

Tudo começou quando um grupo da comunidade, sem a presença de políticos partidários, reuniu-se para refletir sobre o baixo desenvolvimento urbano da Freguesia, apesar de ser o terceiro bairro mais antigo. A causa foi atribuída à precariedade dos transportes, principalmente o coletivo, por conta da difícil transposição primeiro, da ferrovia Santos/Jundiaí e Sorocabana e segundo, a também transposição do Rio Tietê devido aos altos custos para construção de pontes nos anos sessenta. A conclusão do grupo foi lutar pela vinda do Metrô, pois somente este moderno meio de transporte seria capaz de resgatar esse déficit desenvolvimentista regional. Esse grupo, denominado FÓRUM DE DEBATES PRÓ METRÔ FREGUESIA/BRASILANDIA, buscou aliança com as entidades civis, tendo como mantenedora a Fundação Nossa Senhora do Ó, na ocasião presidida pelo Cônego Noé Rodrigues, que permitiu fosse o Fórum o espaço político-cultural da Fundação, com sede à Rua Antonieta Leitão, 375. A próxima entidade a apoiar, a partir de um encontro com o Sr. Bispo Dom José Benedito Simão, foi a Região Episcopal Brasilândia, em seguida a Associação dos Advogados da Freguesia, Depois a Sociedade Rosas de Ouro, Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes, Associação dos Engenheiros e Arquitetos – AEAMESP, jornais regionais Impacto News, Rapidix, Progresso das Regiões, Tribuna Livre e outros, somando-se ainda muitas outras entidades, totalizando atualmente quarenta e três (43). O Pró Metrô realizou reuniões quinzenais durante 05 (cinco anos), reuniu-se com o Secretário de Estado dos Transportes 04 (quatro vezes), 01 (uma) vez com o governador Geraldo Alckimin, no Parque Fernando Costa, 01 (uma) vez no Palácio dos Bandeirantes durante governo Claudio Lembo e 01 (uma) vez com o Deputado Estadual Barros Munhoz. Coletou 25.000 (vinte e cinco mil) assinaturas em apoio ao Projeto, editou o jornal ENTRE NOS TRILHOS, realizou através da AEAMESP 10 palestras, sendo uma delas pela própria Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. Quatro (04) delas em universidades e as demais em Igrejas e Associações civis. A décima palestra foi realizada no dia 07 de abril/2009, na Tenda Azul da Igreja Batista em Morro Grande, situada a Avenida Elísio Teixeira Leite 2912, porém sem a presença da AEAMESP devido a nefasta interferência de dois parlamentares, junto à diretoria do Metropolitano paulista, impedindo o comparecimento dos Engenheiros, que dariam maiores esclarecimentos à comunidade. Apesar disso, a linha já está autorizada e em processo de licitação graças às ações do Fórum Pró Metrô e o esforço do vereador Gilberto Natalini e do deputado estadual Barros Munhoz junto ao governador José Serra.
                              João Mota - Coordenador do Fórum

  • Página anterior - Ano de 2008.


  • [ Voltar ] [ Topo ] [ Home ]
    Copyright © 2013 www.portaldoo.com.br -20131218- Servindo a Comunidade